Brigada Espanta-Acácia - quem arranca seus males espanta!

A Brigada Espanta-Acácia nasce da comunidade de Gonçalo e Valhelhas, em parceria com a Comissão de Baldios de Valhelhas, para responder a um problema que aumenta todos os anos na Serra da Estrela: a proliferação descontrolada de acácias e por sua vez o aumento de risco de incêndios..  

Ao longo de um ano, vamos acompanhar um terreno baldio fortemente invadido por acácias, uma faixa de 2 hectares, transformando-o num espaço de aprendizagem prática e intervenção comunitária. Através de ações no terreno, oficinas práticas, ajudadas e acompanhamento técnico continuado, queremos demonstrar formas eficazes de controlar esta espécie invasora, recuperar espaço para espécies nativas e criar conhecimento útil para quem vive e cuida da serra.